Fantasia e distopia em “20 Minutos Daqui”

O CCBB RJ recebe, no dia 27 de novembro, a estreia de “20 minutos daqui”, espetáculo inédito que mistura fantasia, distopia e uma reflexão sensível sobre o poder dos sonhos. A montagem é escrita e interpretada por Giuliano Laffayette, com direção de Ricardo Rocha e Bárbara Abi-Rihan, que também assinam aspectos fundamentais da linguagem cênica.

A trama acompanha um jovem que sonha ser piloto de foguete e decide construir o seu próprio. A aventura ganha novos contornos quando uma pane o lança em um planeta desconhecido, chamado 20 Minutos Daqui. Nesse lugar fora de órbita, ele se vê confrontado por fragmentos do passado e projeções do futuro, numa narrativa não linear que expande a percepção do tempo e da experiência teatral.

Ricardo Rocha destaca que o tempo funciona como matéria cênica, abrindo frestas na percepção da plateia e suspendendo a linearidade. A proposta é criar um acontecimento efêmero, no qual passado, presente e futuro coexistem no espaço cênico.

A peça nasce de uma trajetória pessoal. Giuliano começou a desenvolver o texto há oito anos, inspirado por vivências no metrô e pela passagem como voluntário na ONG A Arte Salva, onde discussões sobre sonhos e esperança aprofundaram seu olhar artístico e humano. Ao longo do processo criativo, o texto ganhou novas camadas durante os encontros em sala de ensaio.

Produzido pela Multifoco Produções Culturais, braço da Multifoco Companhia de Teatro, o espetáculo celebra a pesquisa continuada do grupo e reúne diversos profissionais da companhia. Para Bárbara Abi-Rihan, a montagem provoca reflexões sobre o tempo e nossas expectativas sobre o futuro, transitando entre fantasia, distopia e a potência dos sonhos.

20 MINUTOS DAQUI

Centro Cultural Banco do Brasil

Teatro III

Temporada: 27 de novembro a 21 de dezembro de 2025

Quarta-feira a sábado às 19h30 e domingo às 18h30

Inteira: R$ 30 | Meia-entrada: R$ 15, à venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e cartões Banco do Brasil pagam meia-entrada

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br