Sucesso entre o público infantojuvenil, a franquia Diário de Pilar — que já vendeu mais de 800 mil exemplares, foi adaptada para o teatro e virou série de animação — chega agora às telonas com seu primeiro filme live-action. O Diário de Pilar na Amazônia estreia nos cinemas em janeiro de 2026 e teve seu pôster oficial divulgado como parte da campanha de lançamento.
Produzido pela Conspiração em coprodução com a Star Original Productions e distribuição da Star Distribution (selos da Disney voltados ao cinema nacional), o longa será destaque na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro. A autora Flávia Lins e Silva participa do evento com uma sessão de autógrafos no estande da Companhia das Letras, no dia 15 de junho, às 16h, ao lado de Lina Flor, que interpreta Pilar no filme.
A nova aventura traz Pilar, Breno e o gato Samba explorando a floresta amazônica com a ajuda de sua rede mágica. Na jornada, eles conhecem Maiara, uma jovem ribeirinha, e Bira, um garoto que navega pelos rios em busca de um gigantesco pirarucu. Juntos, enfrentam desafios, descobrem lendas como o Boto, a Iara e o Curupira, e lutam contra o desmatamento.
Com direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put e roteiro da própria autora em parceria com João Costa Van Hombeeck, o filme combina fantasia, amizade e uma mensagem de preservação ambiental. O elenco conta ainda com nomes como Nanda Costa, Marcelo Adnet, Babu Santana e Emílio Dantas.
Patrocinado pelo Mercado Livre e com apoio da RioFilme, o longa promete encantar crianças, famílias e fãs da série com uma celebração da cultura brasileira e da biodiversidade da Amazônia.
