A Cia Kukuru Itan estreia o espetáculo infantojuvenil “A Ventania que Levou a Minha Casa”, com direção de Lucélia Sérgio e dramaturgia de Miguel Estevão, em temporada gratuita pela Grande São Paulo.
A peça, inspirada em contos iorubás (itans), apresenta a jornada do menino Amon em busca de Oyá, a divindade dos ventos, raios e tempestades.
As apresentações acontecem em equipamentos culturais da rede pública: CEU Pq. Anhanguera (30/10), Fábrica de Cultura Diadema (6 e 7/11), CEU Navegantes (13/11) e CEU Três Pontes (27/11). O elenco conta com Aryani Marciano, Beth Sousa, Ingrid Alecrim, Jefferson Matias, Martinha Soares, Miguel Estevão e Naloana Lima.
Na história, Amon mora em uma aldeia devastada pela seca e descobre, por meio da avó, que a falta de chuva é consequência do esquecimento de Oyá. Ele parte então em uma aventura afro-brasileira para restaurar a fé da comunidade e devolver a fartura à terra.
O espetáculo combina teatro, música e animação, com canções ao vivo inspiradas em ritmos afro-brasileiros e o uso de bonecos que representam a imaginação do protagonista. Criada em 2022, a Cia Kukuru Itan valoriza as narrativas da diáspora africana e difunde a cosmopercepção iorubá por meio da arte e da educação.
A Ventania que Levou a Minha Casa, da Cia Kukuru Itan
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Apresentações:
CEU Pq Anhanguera
Endereço: R. Pedro José de Lima, 1020 – Anhanguera
Quando: 30/10 às 10h30 e às 14h
Fábrica de cultura de Diadema
Endereço: R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema
Quando: 6 e 7/11 às 10h30 e às 14h
CEU Navegantes
Endereço: R. Maria Moassab Barbour, S/N – Cantinho do Céu
Quando: 13/11 às 15h
CEU Três Pontes
Endereço: Rua Capachós, S/N – Jardim Celia, São Paulo
Quando: 27/11 às 13h30
